Voltar aos Projetos Incubados

pagina_incubados

CAI - Clubes de Apoio à Inclusão

Menção honrosa no PORTO INOVA, ideias a concurso

São evidentes as dificuldades de inclusão das crianças com necessidades de funcionalidade, incapacidade e saúde: na implementação das medidas previstas na legislação; na falta de medidas para a participação na comunidade e vida social. A situação agrava-se no período pós escolaridade em que o que espera estas pessoas são, essencialmente, estruturas não inclusivas e o isolamento social.

Os Clubes de Apoio à Inclusão (CAI), constituídos pela equipa de enquadramento do projeto e os Agentes de Apoio à Inclusão (AAI), crianças ou jovens voluntários da comunidade escolar, pretendem ser um contributo para a efetiva inclusão e participação de crianças e jovens com necessidades no contexto escolar e na comunidade em geral. Promovendo o voluntariado juvenil, prevê-se a adoção de medidas como: apoio à inclusão na sala de aula; apoio à frequência das AEC; apoio na construção de materiais adaptados; apoio à inclusão nos recreios, momentos livres e atividades de vida diária; apoio à inclusão em campos de férias.

No 1ºCEB os CAI podem ser enquadrados enquanto AEC e, nos 2º,3º e secundário, como uma forma inovadora de encarar os clubes escolares.

Vitor Teixeira e Diane Gouveia