Iniciativas

Concurso Cis Porto

No âmbito da sua atividade, o CIS Porto promoveu a iniciativa de desafiar ideias inovadoras que venham responder a problemas diagnosticados na Cidade, através do lançamento de um concurso.

Em Maio de 2012, foi lançado o 1.º Concurso CIS Porto com o objetivo de lançar um desafio, no sentido de que surjam ideias inovadoras, como forma de responder a problemas diagnosticados na cidade.

As candidaturas submetidas a concurso tinham de se enquadrar numa das cinco áreas de intervenção prioritárias, que correspondem às Unidades Operacionais de Intervenção definidas no Plano de Ação Social do Porto: População Sénior; Violência Domestica; Cidadãos com necessidades específicas de funcionalidade, incapacidade e saúde e suas famílias; Alunos em risco de abandono escolar e, Sem- Abrigo.

Entre 20 de Abril e 21 de Maio foram rececionadas 89 candidaturas, submetidas à apreciação do grupo de avaliadores, mediante os seguintes critérios: Conceção Geral do Projeto; Inovação; Sustentabilidade; Escalabilidade / Replicabilidade; Eficiência e Eficácia.

O Concurso atribuiu um prémio no valor de 2.500,00 euros, e a integração do projeto no CIS Porto para apoio ao seu desenvolvimento e implementação.

No dia 18 de julho foram anunciados os vencedores, numa cerimónia na CMP.

O projeto "Sorrisos de Porta em Porta", da organização "Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses", foi o vencedor do I Concurso CIS Porto. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no átrio dos Paços do Concelho, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, e da Vereadora do Conhecimento e Coesão Social, Prof.ª Doutora Guilhermina Rego.

Para além do projeto "Sorrisos de Porta em Porta" foram agraciados, com menções honrosas, os seguintes projetos: "Transformers", da Associação Juvenil Transformers, "As Aventuras de Onil", de Pular a Cerca na Cª do Rugby - Programa Escolhas, e "Rotas Solidárias", de InComunidade - Cooperativa de Solidariedade Social CRL.

Na sua intervenção, o Presidente da CMP relembrou todo o trabalho desenvolvido, desde 2002, no âmbito da coesão social e os resultados que foram sendo obtidos. Relativamente ao I Concurso CIS Porto, Rui Rio relevou a importância dos temas escolhidos, já que "são temáticas que procuram ajudar a sociedade a encontrar novas respostas para novas realidades".