Iniciativas

Pós-graduação

2ª PÓS-GRADUAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

O Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal, através da Fundação Porto Social, e em colaboração com o Serviço de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto implementam, desde 2011, na Quinta de Bonjóia, o Curso de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social.

A Pós-Graduação destina-se a titulares de uma licenciatura em Serviço Social, Gestão, Economia, Direito, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Tecnologias da Saúde e outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito da inovação social.

O Curso pretende formar profissionais altamente qualificados nas áreas de inovação e empreendedorismo social, nomeadamente técnicos de serviço social, gestores de IPSS e demais agentes da economia social. No final do curso, os formandos terão concebido e elaborado um projeto de inovação social.

Esta 2ª edição teve início em março de 2012, com a duração de 9 meses, e foi concluída com a realização de um Bootcamp: período intensivo de formação prática para a conceção de um projeto inovador e com impacto social. O conteúdo é baseado no conhecimento e metodologia de aprendizagem, desenvolvida pelo INSEAD - Social Entrepreneurship Centre e pelo IES.

Bootcamp - é um programa de formação dinâmico e inovador que coloca em prática conhecimento e ferramentas no desenho e apresentação de projetos sustentáveis e com grande potencial de transformação social.

Marcou o início da componente letiva prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar em torno de projetos reais, desenvolvidos pelos próprios.

No final, os projetos desenvolvidos durante o Bootcamp foram apresentados no formato pitch a um painel do júri, que avaliou os projetos e deu contributos no sentido de melhor operacionalizar a sua implementação.

Júri

Eng.ª Raquel Castello-Branco – Administradora Executiva da Fundação Porto Social;

Prof. Doutor Rui Nunes - Coordenador Científico da Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social;

Dr. Miguel Portela – General Corporate Manager do Grupo Bial;

Eng. Gustavo Brito - Social Lab da Fundação EDP.

Todos os projetos foram alvo de acompanhamento pelo IES durante 6 meses, constituindo a componente prática da Pós-graduação. Em simultâneo, e dando continuidade à qualificação dos empreendedores, os projetos foram incubados, em fase de mentoring, coaching e apoio ao desenvolvi mento, pelo CIS Porto.

1.º CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EMPREENDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

O 1º Curso de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social foi destinado a diferentes profissionais com interesse em aprofundar os conhecimentos na área da ação social, foi organizado pelo Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, e com o apoio científico do Serviço de Bioética da Faculdade de Medicina do Porto, decorreu entre Fevereiro e Julho de 2011.

O objetivo fundamental deste projeto consistiu, na formação de profissionais altamente qualificados nas áreas da inovação e empreendedorismo social, nomeadamente técnicos de serviço social, gestores de IPSS e outros agentes diretamente ligados à economia social.

O curso teve como coordenadores científicos os Professores Carlos Mota Cardoso e Rui Nunes e contou com um corpo docente composto por reputados especialistas em diversas áreas técnico-científicas. A coordenação executiva esteve a cargo da Eng.ª Raquel Castello-Branco.

Dividido em dois trimestres, o primeiro abordou as áreas ligadas à ética e intervenção socioeducativa, dinâmicas psicossociológicas, dependências, dinâmicas de intervenção comunitária, formação de adultos e cidadania social, aprendizagem social e desenvolvimento humano, comissões de proteção de crianças e jovens em risco, violência doméstica, Instituições Particulares de Solidariedade Social, envelhecimento e sociedade, e pessoas portadoras de deficiência. No segundo trimestre, foram tratados temas ligados à gestão de equipamentos sociais, direito e solidariedade social, exclusão social, economia e empreendedorismo social, políticas sociais, ensino e inclusão social, família e voluntariado, apoio social do idoso, saúde e inovação social, entre outros temas de elevado impacto social.

Esta 1.ª Pós-Graduação tornou-se assim, num ambicioso projeto de formação profissional, inovador em Portugal a todos os títulos, que contribuiu para a implementação do Plano de Desenvolvimento Social do Porto, ajudando assim a consolidar este município como uma verdadeira Cidade Solidária.