Iniciativas

ES+ Porto

O Projeto ES+ Porto visa a aplicação de uma metodologia que prevê a identificação, ao nível local, de projetos de enorme valor e transformação social e ambiental. Prevê ainda uma fase de divulgação das iniciativas com maior potencial de inovação e outra de “empowerment” das suas práticas de intervenção e de gestão.

Este projeto é realizado em parceria com o Instituto de Empreendedorismo Social. A Fundação Porto Social é o parceiro local, em representação da Câmara Municipal do Porto. O projeto teve início em 27 de janeiro de 2011.

Parceiros envolvidos na implementação direta do projeto:

  • Fundação Porto Social
  • IES
  • Universidade do Porto
  • UDIPSS
  • GAS Porto – Grupo de Ação Social do Porto

No âmbito do projeto foram realizadas as seguintes fases:

I - Entrevistas Presenciais a Observadores Privilegiados;

II - Telefonemas de Despiste a Iniciativas Referenciadas;

III -Inquérito Profundo a Iniciativas Selecionadas;

IV - Apresentação Conselho Académico e Consultivo e Seleção Final das Iniciativas

O Conselho Académico e Consultivo da pesquisa ES+ selecionou 29 iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, num total de 321 projetos dedicados à cidade e às comunidades. São projetos inovadores concebidos com o objetivo de criar mudanças positivas na comunidade em que se inserem, no público-alvo a que se destinam.

No dia 16 de abril de 2012, celebrou-se, no Rivoli Teatro Municipal, a cerimónia de apresentação pública de reconhecimento dos 29 Projetos implementados no Concelho do Porto.