CMP

Porto de Futuro

O Programa Porto de Futuro é pioneiro e inédito no País e surge como resposta à necessidade de uma maior participação da sociedade civil na vida das escolas, reconhecendo o papel fundamental da Educação no desenvolvimento sustentado de uma sociedade mais competitiva e dinâmica. O seu propósito é gerar uma cultura do conhecimento baseada no mérito, na criatividade, na inovação e no empreendedorismo, que seja o reflexo do projeto educativo que se pretende para o Porto e que o transforme numa cidade mais coesa, equilibrada e sustentável. Para este desígnio, a Autarquia Portuense, em Abril de 2007, estabeleceu parcerias entre cada um dos Agrupamentos de Escolas da cidade do Porto e igual número de empresas da região Norte (Águas Douro e Paiva, Auto Sueco, BA Vidro, BIAL, Cerealis, CIN, Corticeira Amorim, Efacec, Ibersol, Mota Engil, Porto Editora, RAR, Sogrape, Sonae, Symington, Toyota Caetano e Unicer), que contam ainda com o compromisso da Direção Regional de Educação do Norte e assentam na transferência de boas práticas e conhecimento do mundo empresarial para as escolas da cidade.

Mas a rede de parcerias que sustenta o Programa Porto de Futuro vai mais além e estende-se a muitas instituições e entidades locais que, com diferentes estratégias e atuações, contribuem para o desenvolvimento deste Programa, como sejam, as 3 grandes instituições de ensino superior da cidade - Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa e Instituto Politécnico do Porto – a Escola de Gestão do Porto (EGP–UPBS), a Junior Achievement Portugal - congénere portuguesa da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização educativa mundial - a Betwen - empresa de referência em soluções globais de qualidade ao serviço da educação, da formação e da comunicação -, a Cidade das Profissões - estrutura única em Portugal e membro da Réseau Cités des Métiers -, a KPMG – especialista em serviços de consultoria -, e inúmeras personalidades de vários quadrantes, não esquecendo os mentores desta ideia singular, de aproximar a sociedade civil de sectores estruturantes da sociedade, Professor Valente de Oliveira e Dr. Artur Santos Silva.

Os projetos do Programa Porto de Futuro estão organizados em torno de vetores de atuação estruturantes:

Consultoria de Gestão - a prestação de serviços de consultoria de gestão por parte da empresa à escola parceira é o vetor mentor do Programa e esteve na génese da formalização dos protocolos de parceria.

Empreendedorismo e Cidadania - com projetos de formação comprometidos com os valores da igualdade, da ética, da justiça social e económica, que ajudam as crianças e jovens a compreenderem a relevância do que aprendem na escola, no seu relacionamento com o mundo fora da sala de aula (projetos Mundo das Profissões, Junior Achievement, O Braço Direito e Geração Alfa).

Role Models - investe na substituição do atual modelo de referências das novas gerações, assente na notoriedade fácil, por personalidades que se distinguem pelo empreendedorismo das suas carreiras, baseadas na formação e qualificação (projetos Um mês uma história de vida, Estórias Vivas e Escola Positiva).

Prevenção do Abandono Escolar - alunos universitários, em regime de Voluntariado, constituem-se tutores de alunos do ensino básico, facultando-lhes apoio pedagógico e induzindo-os a criar uma atitude para a tomada de decisões responsáveis sobre o presente e o futuro, quer na escola quer na vida social.

Mérito Escolar - com iniciativas de reconhecimento, que premeiam os melhores alunos, e ações de valorização da imagem e capacidades de alunos em risco de desorganização do percurso escolar (projetos Rumo à Excelência, Consegui! e Universidade Júnior).

Promoção da Saúde Juvenil – através da organização de torneios de rugby inter-escolas, que aliam o ensino e promoção de uma modalidade desportiva que tem vindo a crescer, aos valores que lhe estão tradicionalmente associados - o trabalho em equipa, a responsabilização e a integridade.

Desenvolvimento Vocacional e Pessoal - cujo cerne é o apoio à construção de projetos de vida, de modo a que seja dada a todos a oportunidade de explorarem e redirecionarem a sua relação com o mundo (projetos Cresce e Aparece, (És)tudo, e Escolas conscientes, escol(h)as consequentes).

s beneficiários do Programa vão muito além dos cerca de 28 mil alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário das escolas da rede pública da cidade: abrangem a comunidade educativa, incluindo os pais e encarregados de educação, o tecido empresarial local e restantes parceiros, enquanto intervenientes ativos na execução dos projetos.

Informações detalhadas: http://www.portodefuturo.blogspot.pt/